quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Inês de Castro no Mosteiro de Alcobaça

D. Pedro, após ter subido ao trono, afirmou que havia casado em segredo com Dª Inês, tendo apresentado duas testemunhas que haviam assistido ao casamento: o bispo da Guarda, D. Gil, e Estevão Lobato, seu criado, os quais juraram terem estado presentes nessa cerimónia. D. Gil declarou ter sido ele a realizar esse casamento num dia em que D. Pedro e Dª Inês se encontravam em Bragança.
Algum tempo depois, D. Pedro mandou esculpir dois túmulos, os quais foram colocados no Mosteiro de Alcobaça, um em frente do outro. No túmulo de Dª Inês podemos observar uma estátua jacente onde esta aparece coroada de rainha. Na de D. Pedro, para além da sua estátua jacente, aparece o seu cão, seu fiel amigo de muitas horas de caçadas. Estes túmulos contêm inúmeras pequenas estátuas "...onde se desenrolam cenas sucessivas de um complexo poema doméstico, com grupos em atitudes graciosíssimas e muito expressivas de ameno convívio familiar, do amor paterno e filial, de amizade e ternura, de felicidade conjugal, alguma vez empanada por nuvens de desgosto e de dor, seguindo-se a tragédia horrível de decapitação de Inês e subsequente castigo dos culpados..."


Túmulo de D.Pedro



Túmulo de Inês de Castro

Estes dois túmulos foram colocados um em frente ao outro para que, no juízo final, quando os dois esposos se levantassem do túmulo, para se encontrar com Deus, se pudessem ver um ao outro em primeiro lugar.


 Texto baseado na obra : Biografias da História de Portugal- Inês de Castro, de António Vasconcelos, sob coordenação de José Hermano Saraiva, Volume 20


Margarida Pereira

Sofia Azevedo

2 comentários:

  1. É uma história muito bonita mas trágica. . .
    O blog esá muito fixe em termos de texto, design, etc.

    Parabens.

    ResponderEliminar
  2. Esta historia é impressionante...
    Os túmulos têm pormenores magníficos.


    Joana Campos nº9 8ºF

    ResponderEliminar