quarta-feira, 23 de março de 2011

Descendência e ascendência de Inês de Castro

Dª Inês teve quatro filhos do seu relacionamento com o Infante D. Pedro. Foram eles: D. Afonso (falecido pouco depois de nascer), D. João, D. Denis e Dª Beatriz.
Estas crianças foram fonte de preocupação para o velho rei D. Afonso IV, uma vez que eles poderiam constituir uma ameaça para a segurança do estado. Esta ameaça advinha do facto de serem filhos ilegitimos de D.Pedro, mas poderem concorrer à sucessão ao trono português com D.Fernando, filho legitimo de D. Pedro e Dª Constança. Esta situação ocorreria mais facilmente se D. Pedro e Dª Inês se casassem. A família de D. Inês, de ascendência nobre e galega, tinha pretenções de chegar ao trono do reino de Leão e Castela e também de Portugal. Pretendiam fazê-lo através dos filhos de Inês, mas usando também D. Pedro que deveria concorrer ao trono de Leão e Castela, uma vez que era descendente do rei D.Sancho IV deste reino.
A confusão estava instalada e o medo também. D.Afonso IV receava que a família Castro matasse o seu neto legítimo, para lhe suceder no trono um dos filhos de Inês. Por outro lado, temia que D. Pedro envolvesse Portugal numa guerra com Castela para conquistar o seu trono. D. Afonso IV queria viver em paz com os reinos vizinhos e a família Castro constituia uma ameaça a essa paz.
É neste contexto difícil, a que se juntou muitos murmúrios na corte, que D. Afonso IV vai ter que tomar a sua posição face ao relacionamento do seu filho com esta nobre galega.
Neste caso, podemos dizer que a família foi inimiga do amor.

Margarida Pereira.
Sofia Azevedo.

7 comentários:

  1. Colegas do blogue Inês de Castro: hoje, 25 de Março de 2011, visitámos o vosso blogue. Queríamos congratular o vosso trabalho e incentivar-vos a continuarem.
    Nós, alunos do 9ºA gostamos de ler as vossas pesquisas, nomeadamente o primeiro texto subordinado á descendencia de Inês de Castro. Em breve esperamos visitarvos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Nós, alunos do 9ºD, gostámos de explorar o vosso site.
    Salientámos pela positiva o 1º texto sobre a ascêndencia e descendência de Inês de Castro e as músicas.
    Continuem e nós prometemos voltar.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!!
    Gostamos muito do vosso blogue.
    Continuem assim...
    9ºF

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, gostei muito de visitar o vosso blog. Acho que esta muito interessante e original ... Continuem assim que vão num bom caminho. Esperamos voltar brevemente.

    ResponderEliminar
  5. Este blog está muito interessante.
    Gosto principalmente deste texto que fala sobre a família de D.Inês de Castro e dos problemas que a sua descendência poderia fazer ao trono de Portugal e Castela.

    Catarina Costa 8ºG

    ResponderEliminar
  6. Este blog sobre D.Inês de Castro é muito interessante, pois podemos aprender mais sobre ela.
    Gostei muito deste texto, porque nos dá a conhecer mais sobre a sua descendência e ascendência ao trono e ficamos a conhecer mais sobre o que teve de enfrentar.
    Diana Pereira 8ºG

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante deste texto ..
    Aprendi muito mais sobe Inês de Castro, como a sua descendência e os problemas que causariam a aua ascendência ao trono ..
    É interessante sabermos e descobrirmos mais sobre a sua vida passada ..
    Continuem a escrever (;

    Marta Silva , 8ºF, nº14

    ResponderEliminar